Arte Moderna


on-line e ao vivo

Este curso evidencia aspectos da Arte Moderna, abordando conceitos e teorias centrais para a disciplina. A abordagem é feita por meio de análise de imagens e leitura de textos especializados, objetivando que a(o) aluna(o) identifique as produções artísticas de cada época, ressaltando suas principais características e o contexto histórico-cultural.

Bibliografia básica

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos
contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. (Capítulo)
CHIPP, Herschel B. “Teorias da Arte Moderna” São Paulo: Editora Martins
Fontes, 1996. (Capítulos)
LOPES, Almeirinda da Silva. Arte Abstrata no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte(Capítulo)
DUBOIS, Philippe. Ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1994. (Capítulo)
WOOD, Paul: Arte Conceitual – São Paulo, Movimentos da Arte Moderna,
Cosac Naify, 2002. (Capítulo)
AMARAL, Aracy A. Artes plásticas na Semana de 22: subsídios para uma
história da renovação das artes no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1970.
(Capítulo)


Dias: 06/02, 13/02, 20/02, 27/02

Horário: 14:00-16:00 horas
Dia: Sábados

Investimento: R$ 100,00

O curso é online e ao vivo, mas aulas são gravadas e enviadas por e-mail. Assim, há a opção de acompanhá-lo integralmente offline.

Certificado incluso.


Docentes

Ana Carolina Lima Corrêa

É mestra em Filosofia da Arte (2020, PPGM-UnB) na linha de pesquisa Origens do Pensamento Ocidental. Investiga acerca da pintura a partir da filosofia da arte. Graduada em licenciatura em Artes Plásticas (2012) na Universidade de Brasília (UnB) e em bacharelado em Artes Plásticas (2014) na mesma universidade. Lecionou em diversas escolas de ensino fundamental e médio e pré-vestibulares. É professora de cursos livres de pintura desde 2014, tendo lecionado no Instituto de Artes Daniela Jorge (2014-2015) e no Espaço Cultural Renato Russo (2019-2020). É membro do Projeto de pesquisa “Das Deusas: gênero, arte e filosofia”. Integra o projeto “Fissura: mulheres nas artes visuais” para divulgação da produção de mulheres artistas. +informações

Mayã Fernandes 

É doutoranda em Artes Visuais pela UnB (2019), mestra em Metafísica na linha de pesquisa Estética Antiga: Narrativa, Visualidade e Verdade, pela mesma Universidade (2018), com estágio de pesquisa na UBA (Buenos Aires/ARG) e graduada em Filosofia pela UnB (2016). 

Dedica-se à oferta de cursos de curta e longa duração nas áreas de educação, arte e filosofia, no Espaço f/508 de Cultura (DF) e na Oribê educacional. Ofertou no 1/2020 curso de curta duração na Faculdade Dulcina de Moraes e no 1/2019  cursos de curta duração no Espaço Renato Russo (DF). É crítica de arte, onde atuou durante o ano de 2018 e 2019 na Revista Desvio/RJ, e publicou mais de 30 críticas. 

Publicou vários artigos nas áreas de filosofia antiga e ensino de filosofia. Investiga a teoria do belo em Plotino e sua relação com o abstracionismo de Wassily Kandinsky. É pesquisadora das seguintes áreas: Filosofia da Arte, Política, Estudos Clássicos, Antiguidade Tardia, Gênero na Antiguidade e Crítica de Arte. É Membro do Projeto Das Deusas: gênero, arte e filosofia. +informações


Investimento

Investimento: R$ 100,00

Formas de pagamento:

Pagseguro

Transferência bancária (solicitar dados via e-mail oribeeditorial@gmail.com ou inbox via instagram)

PIX: Chave CNPJ 32.321.850/0001-88.

Pic Pay

Após realizar o pagamento…

Preencha o formulário de inscrição clicando aqui e anexe o comprovante.

Dúvidas e sugestões, envie-nos em e-mail