Autorretrato: da ideia à execução da obra

O autorretrato é tão antigo quanto o ato de retratar. A primeira imagem fotográfica de um ser humano foi um autorretrato feito por Robert Cornelius, em 1839. Desde então, pessoas utilizam esta atividade como meio de performance, construção de identidade e expressão. Este curso tem como objetivo o ensino da prática do autorretrato, do desenvolvimento de um projeto e dos fundamentos básicos da fotografia que contribuem para a compreensão do gênero. O uso de qualquer equipamento fotográfico é aceito: câmeras profissionais ou não, analógicas ou digitais, smartphones etc. O curso é dividido em quatro encontros, dois deles terão espaços dedicados à discussão de projetos pessoais que utilizam o autorretrato.

Datas: 02/06, 09/06, 16/06 e 23/06 (quartas-feiras)

Horário: 20h às 22h.

Carga horária: 8h/aula

O curso é online e ao vivo, mas aulas são gravadas e enviadas por e-mail. Assim, há a opção de acompanhá-lo integralmente offline.

Certificado incluso.

Docente

Fotógrafa, docente e pesquisadora residente na cidade de Feira de Santana (Bahia, Brasil), estudante da Especialização em Desenho com ênfase em Metodologia do Desenho na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e pesquisadora na mesma instituição no grupo Trajetórias, Cultura e Educação (TRACE). Pesquisa, na pós-graduação, sobre teorias da percepção e percepção visual humana. Graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2018. Participou de residências artísticas no Brasil (Ethno Bahia, 2020) e no Chile (Etno Cahuil, 2020), expôs em mostras coletivas e individuais em museus locais e contribuiu com iniciativas de países como Brasil, Chile, Argentina, México e Colômbia com trabalhos autorais. Fotografa profissionalmente desde 2015 e ao longo dos anos especializou-se em retratos e fotografia de rua. Algumas oficinas ministradas selecionadas: oficina de narrativa fotográfica (Universidade Estadual de Feira de Santana, 2020), oficina de projetos fotográficos (Centro Universitário de Cultura e Arte, 2019) e oficinas de retrato, fundamentos da comunicação visual e fundamentos da fotografia (Etno Cahuil, 2020).

Investimento

Investimento: R$ 150,00.

Pagamento em boleto e crédito:

Investimento para pessoas autodeclaradas negras, indígenas e trans: R$ 135,00

Pagamento em boleto e crédito:

PIX (Chave e-mail): oribeeditorial@gmail.com

Transferência bancária (solicitar dados via e-mail oribeeditorial@gmail.com ou inbox via instagram)

Após realizar o pagamento anexe o comprovante abaixo: