Conhecendo Judith Butler e a teoria queer

O objetivo deste minicurso é introduzir a leitura da filósofa, pensadora e conferencista estadunidense Judith Butler, reconhecida como um dos principais nomes da teoria queer. Discutiremos a trajetória teórica da autora, examinando os questionamentos propostos e desenvolvidos em sua obra. Considerando as implicações de suas ideias para a crítica às noções hegemônicas de sexo, gênero e sexualidades, como podemos interpelar o mundo atual frente as constantes transformações que o caracterizam.

Os encontros privilegiarão a contribuição das participantes, facilitando a leitura de um material enviado em pdf por e-mail e outras obras relacionadas à teoria queer.

Aula 1: Caminhos teóricos

Aula 2: A materialização dos corpos

Aula 3: Visões de mundo

Datas: 12/05, 19/05 e 26/05.

Horário: 19h às 21h.

Carga horária: 6h/aula

O curso é online e ao vivo, mas aulas são gravadas e enviadas por e-mail. Assim, há a opção de acompanhá-lo integralmente offline.

Certificado incluso.

Docente

É graduada em Licenciatura em Letras com habilitação em Inglês (Língua e Literaturas) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). É Mestre em Inglês, na área de Estudos Linguísticos e Literários (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. É Doutora em Estudos Literários e Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC na linha de pesquisa Intersecções Teóricas e Culurais sob a orientação da prof. Dra. Eliana de Souza Ávila. Atuou como Professora Colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa nas disciplinas de Literatura Inglesa, Literatura Norte-Americana e Inglês Instrumental em 2007. Ministrou, junto à prof. Dra. Eliana de Souza Ávila, a disciplina de Escrita Acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina em 2013. Realizou estágio de docência na disciplina de Teoria e Crítica Literária Anglo-Americana no curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, junto à prof. Dra. Eliana de Souza Ávila, em 2014. Foi co-coordenadora, junto à Prof. Dra. Eliana de Souza Ávila (UFSC), do grupo de pesquisa e extensão Perspectivas Queer (e) Decoloniais. Atua nas áreas de Ensino de Literaturas em Língua Inglesa, Teoria Literária, Estudos de Cinema, e ensino de Inglês como língua estrangeira. Atualmente é pesquisadora independente nas áreas de teoria queer, estudos decoloniais, anarquismo e crítica cultural.

Currículo Lattes.

Investimento

Investimento: R$ 150,00.

Pagamento em boleto e crédito:

Investimento para pessoas autodeclaradas negras, indígenas e trans: R$ 135,00

Pagamento em boleto e crédito:

PIX (Chave e-mail): oribeeditorial@gmail.com

Transferência bancária (solicitar dados via e-mail oribeeditorial@gmail.com ou inbox via instagram)

Após realizar o pagamento realize a sua inscrição inserindo o comprovante no formulário abaixo:

Em caso de dúvidas e sugestões, envie-nos um e-mail: