Introdução à Arte Têxtil

O curso visa pelo gesto manual buscar a memória afetiva do fazer artístico, apresentando as práticas têxteis como usadas na contemporaneidade e buscando uma compreensão das técnicas, questões e histórias as circundam. Nesses 4 encontros pretende-se abordar nas práticas têxteis de bordado e tapeçaria, além de promover discussões teóricas sobre o método de produção artística, tendo em vista referências visuais e literárias visando a diluição da fronteira arte/artesanato.

Aula 1: Apresentação do curso e da professora. O que é arte têxtil? O têxtil na literatura clássica. Por que fazer arte têxtil? Qual e porque há uma divisa entre artes visuais e artesanato? Qual a relação entre as artes chamadas decorativas e o feminino?

Aula 2: Apresentação sobre história da tapeçaria e artistas que trabalham essas técnicas. Fundamentos básicos da tapeçaria, tapeçaria com elementos encontrados em casa ou na natureza.

Aula 3: O uso do bordado enquanto arte contemporânea. Apresentação de artistas que trabalham com essa técnica, fundamentos básicos do bordado.

Aula 4: O têxtil no contemporâneo: subversão das técnicas tradicionais por artistas contemporâneos. A questão do vestuário nas artes visuais. Apresentação de artistas que trabalham o vestível como tema. Finalização.

Datas: 07/06, 14/06, 21/06, 28/06

Horário: 19h às 21h.

Carga horária: 8h/aula

O curso é online e ao vivo, mas aulas são gravadas e enviadas por e-mail. Assim, há a opção de acompanhá-lo integralmente offline.

Certificado incluso.

Docente

Samantha Canovas

Samantha Canovas

Samantha Canovas, 1990, é natural de Brasília/DF. Mestra em Poéticas Visuais pela USP e bacharela em Artes Plásticas pela UnB. É artista plástica, escritora, bordadeira e arte-educadora. Pesquisa o têxtil enquanto campo escultórico e sua relação com o vestuário, buscando a diluição da fronteira arte/artesanato e pensando sua relação com o caseiro e o feminino. Em 2017 participou da residência artística NES, na Islândia e em 2012 na School of Visual Arts em Nova York. Integra mostras coletivas desde 2010 em cidades como Brasília, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e Uberlândia. Em 2016 realizou sua primeira individual “Lembrar que a água circula por debaixo das ondas” em Brasília.

Investimento

Investimento: R$ 150,00.

Investimento para pessoas autodeclaradas negras, indígenas e trans: R$ 135,00

Outras Formas de Pagamento:

PIX (Chave e-mail): oribeeditorial@gmail.com

IMPORTANTE: Há bolsas disponíveis para esse curso e todos os restantes da Oribê. Entrar em contato por e-mail para verificar a disponibilidade: oribeeditorial@gmail.com

Após realizar o pagamento realize a sua inscrição inserindo o comprovante no formulário abaixo:

Em caso de dúvidas e sugestões, envie-nos um e-mail: oribeeditorial@gmail.com