Laboratório de Escritos Breves: conto e prosa poética

on-line e ao vivo

Este laboratório se volta para os escritos literários breves. O conto, como gênero narrativo, está vinculado a diversas definições dadas por escritores e teóricos da literatura. Essas definições são variáveis, mas tendem a se manter rentes às ideias de relato de acontecimentos, fábulas, narrações sintéticas, concisas, que prezam pelo efeito de tensão. A noção de escrito parece ser mais abrangente, amigável às prosas literárias nas quais o conto está incluído, mas também aberta à prosa poética, aos cruzamentos interartes e a outras variações de escrita situadas entre categorias e gêneros. A proposta deste curso consiste em acompanhamento crítico e orientação criativa para escritores, iniciantes ou não, que buscam experimentar possibilidades estéticas e narrativas em prosa. O laboratório é composto por exposições teóricas, leitura e discussão de escritos literários breves, exercícios expressos a serem realizados durante as aulas, bem como criação e compartilhamento de um escrito literário breve como produto.

Datas: 14, 21, 28 de setembro e 5 e 12 de outubro

Terças-feiras: 19:00-21:00

Carga horária: 10h/aula

Plano de Aulas

Aula 1: aula expositiva teórica/proposição de exercício

Aula 2: comentários sobre exercícios/proposição de exercício 1/ proposição de exercício 2

Aula 3: proposição de exercício 1/ proposição de exercício 2/ comentários sobre o exercícios

Aula 4: proposição de exercício 1/ proposição de exercício 2/ comentários sobre o exercícios

Aula 5: comentários sobre o exercícios/desdobramentos (direcionamentos quanto à produção textual realizada no laboratório)

O curso é online e ao vivo, mas aulas são gravadas e enviadas por e-mail. Assim, há a opção de acompanhá-lo integralmente offline.

Certificado incluso.

Público-alvo: escritores, iniciantes ou não e pessoas que queiram desenvolver a escrita

Docente

Léo Tavares

Artista visual e escritor. Doutor em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília – PPGAV/UNB, na linha de Pesquisa Poéticas Transversais. Pesquisa a relação entre a palavra e a imagem. Participou de exposições no Brasil, em Portugal e na Espanha. Publicou os livros Os doentes em torno da caixa de Mesmer (Editora Modelo de Nuvem, 2014), Ruibarbo do deserto (Editora Patuá, 2019) e O Congresso da Melancolia (Editora Urutau, 2021).

Instagram: @tavaresleom

Investimento

Investimento: R$ 180,00
Investimento para pessoas autodeclaradas negras, trans, indígenas ou PcD: R$ 145,00

Formas de pagamento:

Boleto/crédito:

PIX: Chave e-mail: oribefinanceiro@gmail.com

Após realizar o pagamento finalize sua inscrição clicando abaixo para inserir o comprovante: