Laboratório de Escrita em Arte

on-line e ao vivo

Tomando como ponto de partida a pesquisa em arte, na perspectiva de autores como Sandra Rey, como “campo do artista-pesquisador que orienta sua pesquisa a partir do processo” (REY, 1996, p. 82), compreendemos uma pesquisa poética em sua forma escrita como um entremear de questões processuais e teóricas. Propomos um curso que estimule o desenvolvimento de uma escrita própria em arte.

Uma escrita em arte seria aquela que lida com os aspectos subjetivos de uma poética a partir da instauração dos aspectos formais, mas também levando em consideração que a escrita do artista nem sempre se molda aos formatos tradicionais de textos teóricos.

Qual é o formato mais apropriado para escrever em arte? Quais conceitos, quais noções artistas devem manipular para percorrer esse território instável e enevoado da escrita? Como abordar as questões teóricas que o próprio trabalho levanta? Liberdade/adequação formal, aprofundamento/síntese, estabelecimento temático e conceitual/diálogos interdisciplinares, propriedade de fala/limites do discurso, relação entre modo e conteúdo, são tópicos a serem abordados ao longo do curso, que contará com exposição teórica acerca de literatura referente ao assunto, apresentação de etapas para o desenvolvimento da escrita e exercícios de composição textual para os artistas que têm como objeto de pesquisa a própria produção poética. Os exercícios têm como objetivo a elaboração de um escrito de artista e receberão leitura/avaliação crítica em todas as etapas da composição textual.

Datas: 08/07, 15/07, 22/07, 29/07

Quintas-feiras: 19:00-21:00

Carga horária: 8h/aula

Plano de Aulas

Aula 1: aula expositiva teórica/proposição de exercício

Aula 2: aula expositiva teórica com discussão de texto/comentários de exercício/proposição de exercício

Aula 3: aula expositiva teórica com discussão de texto/comentários de exercício/proposição de exercício

Aula 4: comentários sobre o exercício/desdobramentos (direcionamentos quanto à produção textual realizada no laboratório)

O curso é online e ao vivo, mas aulas são gravadas e enviadas por e-mail. Assim, há a opção de acompanhá-lo integralmente offline.

Certificado incluso.

Público-alvo: estudantes de Artes Visuais e Teoria, Crítica e História da Arte, estudantes de campos correlatos com abordagens em criação estética e artistas, sejam iniciantes ou estabelecides.

Docente

Léo Tavares

Artista visual e escritor. Doutor em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília – PPGAV/UNB, na linha de Pesquisa Poéticas Transversais. Pesquisa a relação entre a palavra e a imagem. Participou de exposições no Brasil, em Portugal e na Espanha. Publicou os livros Os doentes em torno da caixa de Mesmer (Editora Modelo de Nuvem, 2014) e Ruibarbo do deserto (Editora Patuá, 2019).

Instagram: @tavaresleom

Investimento

Investimento: R$ 150,00
Investimento para pessoas autodeclaradas negras, trans ou indígenas: R$ 135,00

Formas de pagamento:

PIX: Chave e-mail: oribeeditorial@gmail.com

Após realizar o pagamento, insira o comprovante no formulário de inscrição para efetivar a sua matrícula.