Poeira: oficina de escrita

on-line e ao vivo

Poeira é destinada a todas as pessoas interessadas, e será construída em torno da poeira como matriz poética: metáfora, palavra, imagem. Nesta oficina, entraremos em contato com imagens e textos que tenham uma relação com a poeira, direta ou indiretamente. A partir deles, criaremos dois textos: uma prosa poética curta e um texto final – que será lapidado a partir de comentários e feedbacks da ministrante.

Datas: 09/07, 16/07, 23/07, 30/07

Sextas-feiras: 19:00-21:00

Carga horária: 8h/aula

Plano de Aulas

Aula 1:  Apresentação das bases pedagógicas. Exercício um (prosa poética): apresentação de matriz poética e diretrizes.

Aula 2: Texto como apresentação de si. Exercício um: apresentação, feedbacks. Exercício dois (livre): apresentação de matriz poética e diretrizes.

Aula 3: Exercício dois: apresentação parcial,feedbacks e tempo de escrita.

Aula 4: Exercício dois: feedbacks e comentários sobre o processo de escrita. Partilha de textos (opcional). Comentários finais e feedbacks sobre a oficina

O curso é online e ao vivo, mas aulas são gravadas e enviadas por e-mail. Assim, há a opção de acompanhá-lo integralmente offline.

Certificado incluso.

Público-alvo: estudantes, poetas, escritoras/es, pessoas que escrevem ou querem escrever.

*Bolsas exclusivas para pessoas negras, trans, indígenas ou PcD.

Docente

Nina Ferreira

Nasceu no Distrito Federal em 1990. É musicista, poeta, é discente no mestrado em Estudos Culturais na Universidade de São Paulo – USP. Sua pesquisa acadêmica é centrada nas áreas de artes visuais, representação negra e Estudos Culturais.  Desenvolve sua pesquisa poética a partir de temáticas como paisagem, raça, cotidiano e dissidência sexual. Tem textos publicados em revistas e coletâneas literárias, como a Tomar Corpo (2021 – Editora Jandaíra, SP), e em 2018 publicou o livro Pérola marrom, pela padê editorial. Desde 2018 ministra oficinas de escrita, em parceria com instituições e editoras (Espaço Cultural Renato Russo, padê editorial, Instituto e Estudos Socioeconômicos – INESC, entre outras). Nelas aborda a relação entre escrita, música, imagem e temas como raça, gênero e sexualidade. Faz parte do Coletivo Fissura, onde atua na divulgação do trabalho de mulheres artistas, e integra o Coletivo de Escritorxs LGBTs do DF – Celgbt/DF.

Confira a matéria com Nina Ferreira: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2019/03/17/interna_cidadesdf,743475/projetos-de-literatura-empoderam-mulheres-e-grupos-lgbt.shtml

Investimento

Investimento: R$ 150,00
Investimento para pessoas autodeclaradas negras, trans ou indígenas: R$ 135,00

Formas de pagamento:

PIX: Chave e-mail: oribeeditorial@gmail.com

Após realizar o pagamento, insira o comprovante no formulário de inscrição para efetivar a sua matrícula.