Uma história das relações entre palavra e imagem

on-line e ao vivo

O curso tem caráter introdutório e propõe um recorte histórico das relações entre palavra e imagem, com foco nos cruzamentos entre as artes visuais e a literatura. O panorama compreende a imagem como sedimento da escrita e perpassa as composições híbridas da Antiguidade, do período medieval e moderno, chegando aos trabalhos verbovisuais das Vanguardas Históricas, à questão da linguagem na arte conceitual dos anos 1960 e 1970, e ao uso da palavra como marca da arte contemporânea. As aulas serão ancoradas em apresentações de imagens e discussões de textos relevantes para os estudos das relações entre palavra e imagem.

Plano de aulas

Aula 1. No princípio era a Imagem: por meio de exposição de imagens em slides, esta aula será dividida em dois momentos: o primeiro é de caráter introdutório à questão, e se ocupará de fornecer um panorama geral do assunto. A segunda parte da aula trata da presença da imagem na escrita alfabética da Antiguidade, bem como de criações poéticas híbridas que marcaram a relação entre palavra e imagem. Serão apresentadas noções relevantes para os estudos entre arte e literatura: technopaegnia, ut pictura poesis e ekphrasis.

Aula 2. Letras figuradas, imagens verborrágicas: por meio de exposição de imagens em slides, esta aula terá foco nos desdobramentos verbovisuais da produção artística do período medieval e do período Barroco, bem como nas formulações teóricas dos séculos XVIII e XIX sobre as relações entre artes visuais e literatura. Esta aula contará, em sua metade final, com discussão de dois textos a serem escolhidos pelo professor.

Aula 3. Primado da contaminação: por meio de exposição de imagens em slides, esta aula irá focar na abordagem das relações entre palavra e imagem nas Vanguardas Históricas, no modernismo, na arte conceitual e na arte contemporânea. Esta aula contará, em sua metade final, com discussão de dois textos a serem escolhidos pelo professor.


Datas: 05/03, 12/03, 19/03

Sextas-feiras às 19:00 h

Carga horária: 6h/aula

O curso é online e ao vivo, mas aulas são gravadas e enviadas por e-mail. Assim, há a opção de acompanhá-lo integralmente offline.

Certificado incluso.


Docente


Léo Tavares

Artista visual e escritor. Doutor em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília – PPGAV/UNB, na linha de Pesquisa Poéticas Transversais. Pesquisa a relação entre a palavra e a imagem. Participou de exposições no Brasil, em Portugal e na Espanha. Publicou os livros Os doentes em torno da caixa de Mesmer (Editora Modelo de Nuvem, 2014) e Ruibarbo do deserto (Editora Patuá, 2019).


Investimento

Investimento:

Comum: R$ 150,00

Pessoas autodeclaradas negras: R$ 125,00

Formas de pagamento:

Pagseguro

Transferência bancária (solicitar dados via e-mail oribeeditorial@gmail.com ou inbox via instagram)

PIX: Chave CNPJ 32.321.850/0001-88.

Pic Pay

Após realizar o pagamento >>clique aqui<< e preencha o formulário de inscrição e anexe o comprovante de pagamento.

Em caso de dúvidas e sugestões, envie-nos um e-mail: